sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Guerreira não foge a luta
Compreenda o que aconteceu na Câmara Municipal de Belém nas últimas horas do ano de 2009, ouvindo os professores que se encontravam presentes na sessão, e em seguida forme sua opinião com informações baseadas em fatos verídicos.
Aqui, conheça apenas os ataques com respectivas defesas:

1º) ATAQUE:

O PCCR é resultado de um debate de vários meses acordado com o Sindicato, Prefeito e Legislativo, portanto, desnecessárias foram as emendas;

1ª) DEFESA:
O PCCR dos professores de Belém foi muito discutido com a comissão e o Sindicato dos Servidores (não dos professores) e pouco debatido com a categoria, só para se ter uma idéia, o projeto final (que conta com 94 artigos e 21 páginas), foi apresentado (lido) aos professores em minutos e na antevéspera da votação pela Secretaria de Educação, sem que os professores usasse do direito de discordar ou questioná-lo e muito menos sugerir qualquer alteração, ademais, o legislativo somente o conheceu no instante da votação, o que foi motivo de protesto pela guerreira, pois, a emenda ao art. 50 teve a votação empatada, o que foi desempatado pelo Presidente da Câmara, com o resultado final de 5 x 4, e as oito emendas restantes com um placar de 6 x 3, portanto, o diálogo e o consenso passaram longe deste Plano, o debate foi tão evitado, que de modo estranho, pela primeira vez as emendas foram apresentadas antes do Projeto de Lei (PCCR).
2º) ATAQUE:
A autora das Emendas(Betânia) não participou de nenhuma reunião, somente apareceu na reunião do dia da votação convocada pelo prefeito e não levantou a voz concordou com tudo, calada entrou, calada saiu..., nada sugerindo, e depois de modo surpreendente quis aparecer nas custas dos vereadores.
2ª) DEFESA:
A mentira jamais destruirá a verdade. Pois, por falta de convite a vereadora Betânia participou apenas de duas reuniões sobre o PCCR, uma a convite dos professores, e outra, minutos antes da votação com os vereadores de situação por convocação do prefeito no último dia do ano (prazo fatal para votação conforme a Lei 11.738 de 2008), momento em que Betânia tentou convencê-lo da importância das emendas, mas, o vereador Joseli Gama em uma atitude de intimidação, levantou-se gritando a vereadora, e dizendo em voz alta que Betânia queria aparecer, foi quando a vereadora exigiu respeito ao seu mandato, e se retirou imediatamente do Gabinete dirigindo-se a Câmara Municipal para aguardar a votação e;

Contudo lembrar nunca é demais:

O PCCR dos professores de Belém foi compromisso assumido pelo prefeito Roberto para com o mandato de Betânia quando em 2007 esta foi dá sustentação a administração Roberto I, embora o Plano somente tenha surgido por força do art. 6º da Lei 11.738 de 2008, que obriga os Municípios elaborar o Plano de Carreira e Remuneração do Magistério até 31 de dezembro de 2009 e segundo Parecer CNE/CEB Nº 21 2009 do MEC, o prefeito que descumprisse este prazo ficaria sujeito a penas impostas pela lei de improbidade administrativa.
É de recordar, também, que anunciar o PCCR na Radia depois de aprovado comunicando a população que tratava-se de um pleito da vereadora, também fazia parte do acordo.
Portanto, é atribuição, sim, do vereador, Emendar Projeto de Lei do que entender necessário, portanto, estar ou não nas reuniões(repete-se aqui: a vereadora se fez presente as que foi convidada) nada impede que se repare eventuais injustiças surgidas em projetos de leis que apresentem distorções.
Por derradeiro, o fato da vereadora ser defensora e dá sustentação a administração de Roberto não implica em subserviência, mas sim, em uma relação respeitosa, que escolhe o diálogo para convencer e não impor, distante da atitude dispensada pelo líder do governo na Câmara que trocou o debate pelo grito, pela intimidação (inclusive ameaçando processar a vereadora)..., a guerreira é presa apenas a vontade do povo, e não a capricho de quem quer que seja, afirmou ela: ``pra mim o que importa é estar em paz com Deus e minha consciência...``

3 comentários:

Profª Claudiana disse...

Quero parabenizar a vereadora Betânia pela atitude de apoio a todos os professores de Belém, pois você fez valer o prometido com a categoria nas últimas eleições. Ao contrário de muitos dos vereadores que se dizia querer nos ajudar e no momento em que mais precisamos deles sinceramente, nos viraram as costas numa atitude humilhante e desrespeitosa com todos os presentes e no geral com a categoria dos professores do município, pois naquele instante dependeria tão somente deles. E também informar aos belenenses que aquele episódio ocorrido na manhã da quinta-feira passada dia 31/12/2009, foi vergonhoso e acima de tudo humilhante a todos nós. Porque o acordo feito com o prefeito não foi a proporcionalidade do piso, porque estive a cada reunião e em momento nenhum fechamos esse ponto e sim acerca de outros pontos.De modo que, nada impederia a categoria lutar por algumas emendas e, emendas estas que exceto o art.50 não geraria despesa ao município como já citou Marcelo, pelo contrário estávamos nos certificando que em outras gestões,o projeto não fosse interpretado erroneamente e nos prejudicasse. Já que o atual sempre fala que sua intenção não é prejudicar e daí procuramos a vereadora Betânia e não falo só por mim,pois muitos dos vereadores que estavam presentes mim ver na condição de adversária do prefeito e não é isso que sou, porque minha opção de não votar no mesmo foi pessoal e em momento nenhum tive atitude que misturasse essa questão, porque ali eu estava reivindicando um direito meu e todos que mim conhece sabe que sou assim.
Portanto foram muitos professores até mesmo aqueles que têm medo de aparecer e lutar pelos seus direitos, numa atitude de covardia com a categoria e consigo mesmo. Então, não compareceu à câmara no dia da votação e anda pelas ruas atacando a comissão de não ter feito nada. E aí eu pergunto, onde estavam no momento que poderiam reivindicar seus direitos? Por que posso dizer que tanto a vereadora Betânia quanto esta comissão lutou, mas infelizmente nem sempre tudo acaba como almejamos.

Educadores belenenses disse...

Nós educadores de Belém temos muito a agradecer a vereadora Betânia, o vereador Guia e o vereador Bau pelo apoio incansável a todos que estavam presentes na câmara no dia 31/12/2009 e acima de tudo dizer, que sabíamos que a guerreira que é guerreira jamais foge da luta.E foi por isso que nos levou a confiar e reivindicar as emendas para ser apresentadas por ela.Mas como muitos políticos não visam a melhoria do povo em geral decidiram votar a favor de seus próprios interesses,nos tratando como seres insignificantes e incapazes de perceber o quanto naquele momento o voto de cada um fazia muita diferença. Entretanto senhores vereadores que votaram contra, só temos muito a agradecer pela falta de apoio e consideração a todos os professores belenenses e desde já dizer que jamais iremos esquecer aquela cena lamentável.

Anônimo disse...

paRABENS VEREADORA PELA ATITUDE DE FIBRA E GUERREIRA, ACHO ATÉ QUE SUA GARRA JÁ MERECE UM GRITO E UM AVANÇO DE MUDANÇA E DE UMA NOVA FORMAÇÃO POLITICA DE BELÉM. conte com meu voto!