segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

CARTA ABERTA AOS PROFESSORES E PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM

A inquietação de uma lágrima...


Imagine as últimas horas do ano..., instante escolhido para avaliar, planejar, preparar o espírito para receber o novo ano, entretanto, longe deste clima, lá estavam eles e elas, em mais uma luta, mais do que nunca a bandeira do magistério precisava ser erguida, é quando surge a esperança nas mãos de uma de nós (com a difícil tarefa de convencer a maioria), o momento reclamava uma atitude para que Belém reparasse uma injustiça de mais de meio século sem PCCR dos professores. Agora, com o apagar do ano surge a oportunidade de saldar a dívida da cidade para com os gigantes da educação.
Neste cenário iniciam-se ataques não as propostas, mas a alvo pré-determinado – aqueles que defendessem avanços ao PCCR -, o momento reclamava coragem e posição, mas, onde buscar?, nos homens do Poder ou nos destinatários deste Poder ?. Não hesitei, bastei ouvir e sentir a dor daqueles e daquelas, e também minha, que manifestavam indignação misturada com tristeza e impotência ante aos que decidiam por eles e elas.
Foi neste ambiente que aflorou a força necessária destinada a erguer a bandeira do magistério, a força aliada a luta de uma gente que dedica o suor e a vida a sala de aula, as nossas crianças, a nossos adolescente, por isto, me perguntei, meu Deus !, como ficar indiferente a tantas vozes ?, ficar surdo a tantas suplicas ?, a tanto apelo por voto de justiça???, eram pais, mães que imploravam apenas por um resultado que garantisse um PCCR justo para uma vida decente, que reparasse a judiação de uma ausência tão prolongada, de uma lei que busca elevar a dignidade de uma categoria, de uma classe trabalhadora, que assim como o jardineiro cuida das flores, eles e elas cuidam dos filhos da cidade.
Há meu Deus!!!. Se algum dia não mais sentir o gemido do povo soar nos meus ouvidos, tira-me também o Poder que por tua vontade me foi concedido...

2 comentários:

Pofª Miriam Luis disse...

Betânia, nós professores que lutamos pela melhoria da qualidade do ensino em nosso município, somos testemunhas que você tentou melhorar o Projeto de lei. O qual na maioria de seus artigos vem só prejudicar os educadores da rede municipal de Belém. E também dizer que foi lastimável a rejeição acerca das emendas apresentadas por você a nosso pedido, rejeição estas da maioria dos nossos VEREADORES. Mas valeu, nós somos o cérebro de uma sociedade e já entendemos que políticos corruptos são parasitas de uma sociedade ética e democrática , por isso não se curve diante de ameaças porque o poder desse políticos acabara mais suas ações ficaram na “HISTÓRIA DE BELÉM”.

Profª Claudiana disse...

Betânia suas palavras elogiaram e emocionaram a todos nós professores do município de Belém que contestamos melhorias para educação. Por que como você mesmo falou nossa categoria vem sendo desvalorizada há muito tempo e está na hora de levantarmos essa bandeira e erguermos os braços a uma luta de solidariedade e justiça, pois muitos são os que reclamam e poucos são os que buscam seus objetivos e reivindicam seus direitos num ato de coragem e bravura. No entanto, você deixou aflorar seu espírito de luta, bravura e solidariedade a todos nós, quando romperam suas algemas de indignação a alguns artigos contidos no PCCR do município. Por isso copio aqui uma frase usada no carro de som na antevéspera da votação do Projeto de Lei, onde dizia: “NESSE MOMENTO OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE BELÉM TÊM COMO PARTIDO POLÍTICO A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E COMO BANDEIRA A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL” e através desta frase finalizo minhas palavras deixando a você um gigantesco abraço e dizendo que nossa luta só está começando, porque um guerreiro pode perder uma batalha mais nunca desistirá de sua luta.